A Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Estado do Rio de Janeiro (ABEA-RJ) lançará, nesta sexta-feira (04/08), o Prêmio Carmen Portinho, em homenagem à engenheira civil e Patrona do Urbanismo no Brasil. No evento, serão premiadas 20 mulheres que fazem a diferença para o avanço da sociedade e para o reconhecimento do valor da mulher na área profissional, social e política. A premiação ocorrerá no Clube de Engenharia.
Com esta homenagem, desejamos que mais mulheres se inspirem em Carmen Portinho, uma personalidade fundamental na luta pelos direitos das mulheres e empoderamento feminino. Temos o exemplo desta engenheira, feminista, que foi pioneira em várias frentes e extremamente dedicada a promover a evolução social no país. Esta é uma forma de perpetuar o legado deixado por Portinho – destaca Iara Nagle, Presidente da ABEA-RJ.
O prêmio leva o nome da engenheira e urbanista Carmen Portinho (1903-2001), referência em sua área profissional e reconhecida por seus atos ativistas em prol do direito a educação das mulheres, equidade de gênero e pela autonomia das mulheres. Carmen Portinho ajudou a fundar a ABEA – primeira entidade de classe feminina brasileira – foi a terceira mulher a se formar engenheira no país e a primeira a obter o título de urbanista. Além disso, a engenheira foi fundamental na luta pelo direito ao voto das mulheres.
Durante a cerimônia, também haverá honraria especial a cinco personalidades que fortalecem a presença feminina nas áreas profissionais de engenharia e arquitetura e proporcionam ações de incentivo à equidade de gênero nas diversas esferas sociais, são eles: Carlos Portinho Senador RJ e sobrinho-neto de Carmen Portinho; Claudia Morgado, diretora da Escola Politécnica da UFRJ; Francisco Almeida, presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (MUTUA); Joel Krüger, presidente do Conselho Federal de Engenharia (CONFEA) e Nadia Someck, presidente Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR).