31 de julho de 2024
APRESENTAÇÃO
Com grande entusiasmo, anuncia-se o “Seminário Nacional Cidades Sustentáveis”, um encontro inspirador projetado para estimular o debate e a troca de conhecimentos sobre o desenvolvimento de cidades sustentáveis no contexto brasileiro e internacional, com foco especial na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma plataforma para diversos atores de interesse na sustentabilidade do planeta.
Será realizado no dia 31/07/24, na Sede do CLUBE DE ENGENHARIA, no Centro do Rio de Janeiro. Contará com auditório e espaço de networking para 400 participantes presenciais durante as palestras físicas e 2000 remotamente. A inovação será o ambiente metaverso, que o reproduzirá fiel e virtualmente o evento, onde o participante poderá percorrer online o local, como se lá estivesse. Também haverá espaço local para a colocação de mesas para os patrocinadores apresentarem os seus produtos e serviços.
Contaremos com a participação de renomados palestrantes, nacionais e internacionais, dedicados à pesquisa e implementação de soluções inovadoras em prol da sustentabilidade urbana, além de empresários, gestores públicos e acadêmicos, enriquecendo e propondo uma mudança de paradigma numa iniciativa rica e inovadora.
Além disso como, agora em 2024, a cidade do Rio de Janeiro sediará o encontro do G20, certamente, o tema Cidades Sustentáveis será objeto de discussão, assim como a sua repercussão nas questões afeitas às mudanças climáticas.
PALESTRANTES
PÚBLICO-ALVO
- Engenheiros,
- Arquitetos,
- Agrônomos,
- Biólogos,
- Meteorologistas,
- Designers gráficos e de produtos,
- Oceanógrafos,
- Geógrafos,
- Estudantes universitários e cursos técnicos,
- Profissionais das áreas de Energias Renováveis,
- Profissionais das Áreas de Biocombustíveis,
- Representantes de Instituições Acadêmicas,
- Sociedades Civis e ONGs de interesse da área,
- Sociedades de Arquitetura e Urbanismo,
- Parlamentares,
- Empresas e Instituições que atuam no segmento,
- E todo o público de interesse.
PROGRAMAÇÃO
31 DE JULHO
08h às 08h30 – Credenciamento
09h às 10h – ABERTURA
10h às 12h – Palestra magna
A IMPORTÂNCIA DA TRANSIÇÃO DAS CIDADES PARA A SUSTENTABILIDADE E RESILIÊNCIA EM UM CONTEXTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
12h às 13h – Intervalo
13h às 13h55 – Palestra seguida de debate
A RELEVÂNCIA DAS FLORESTAS URBANAS NO ÂMBITO DAS CIDADES SUSTENTÁVEIS
14h às 15h – Palestra seguida de debate
CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS – CASE DE SUCESSO – “VIVEIRO CERRADO”
15h05 às 15h55 – Palestra seguida de debate
POLÍTICAS PÚBLICAS: ENERGIA – IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICOS NA SUSTENTABILIDADE
16h às 16h50 – Palestra seguida de debate
DESENVOLVIMENTO URBANO NO CONTEXTO DAS CIDADES SUSTENTÁVEIS
16h55 às 17h45 – Palestra seguida de debate
SOLUÇÕES SANITÁRIAS PARA CIDADES SUSTENTÁVEIS
17h50 às 18h40 – Palestra seguida de debate
POLÍTICAS PÚBLICAS: TRANSPORTE – IMPACTOS NA SUSTENTABILIDADE
18h40 às 19h30 – ENCERRAMENTO
01 DE AGOSTO
A IMPORTÂNCIA DO EVENTO EM 2024 COM O TEMA CIDADES SUSTENTÁVEIS
Um seminário sobre cidades sustentáveis desempenha um papel fundamental no avanço do setor e na conscientização sobre a importância da sustentabilidade urbana.
Esse tipo de evento proporciona uma plataforma para o intercâmbio de conhecimentos, ideias e melhores práticas entre especialistas, profissionais, líderes governamentais, empresários e a sociedade civil interessada. A importância desse seminário reside em diversos aspectos e serve como um espaço de aprendizado, no qual os participantes têm a oportunidade de se atualizar sobre os avanços mais recentes no campo das cidades sustentáveis.
Além disto, em face das contribuições recebidas e discussões travadas ao longo do seminário, espera-se construir uma visão realista das transformações que serão enfrentadas com a agregação das soluções propostas em busca de um futuro sustentável numa abordagem integrada de todos os campos e disciplinas que compõem o conjunto de aspectos relacionados ao planejamento urbano inteligente, a eficiência energética, o transporte sustentável, a gestão de serviços sanitários e de resíduos e a preservação dos recursos naturais ao primar pelo funcionamento de cidades dinâmicas , tais como organismos vivos com possibilidades de transformar-se e reinventar-se para oferecer a mesma capacidade de habitabilidade e desenvolvimento da vida plena. À existência destas condições e capacidades, dá-se o nome de Resiliência, o que na natureza observa-se como o mister de transformar-se a qualquer momento para continuar a existir e ter as mesmas funções.