31 de julho de 2024

APRESENTAÇÃO

Com grande entusiasmo, anuncia-se o “Seminário Nacional Cidades Sustentáveis”, um encontro inspirador projetado para estimular o debate e a troca de conhecimentos sobre o desenvolvimento de cidades sustentáveis no contexto brasileiro e internacional, com foco especial na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma plataforma para diversos atores de interesse na sustentabilidade do planeta.

Será realizado no dia 31/07/24, na Sede do CLUBE DE ENGENHARIA, no Centro do Rio de Janeiro. Contará com auditório e espaço de networking para 400 participantes presenciais durante as palestras físicas e 2000 remotamente. A inovação será o ambiente metaverso, que o reproduzirá fiel e virtualmente o evento, onde o participante poderá percorrer online o local, como se lá estivesse. Também haverá espaço local para a colocação de mesas para os patrocinadores apresentarem os seus produtos e serviços.

Contaremos com a participação de renomados palestrantes, nacionais e internacionais, dedicados à pesquisa e implementação de soluções inovadoras em prol da sustentabilidade urbana, além de empresários, gestores públicos e acadêmicos, enriquecendo e propondo uma mudança de paradigma numa iniciativa rica e inovadora.

Além disso como, agora em 2024, a cidade do Rio de Janeiro sediará o encontro do G20, certamente, o tema Cidades Sustentáveis será objeto de discussão, assim como a sua repercussão nas questões afeitas às mudanças climáticas.

PALESTRANTES

Fernando-Gabeirapalestramagna1
FERNANDO GABEIRA
Jornalista, escritor e político brasileiro, filiado ao Partido Verde (PV). Ele é amplamente reconhecido por sua atuação em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos. Gabeira teve um papel significativo como deputado federal, onde se destacou por sua militância em prol das causas ambientais, propondo e apoiando legislações que visam à preservação dos recursos naturais e à promoção da sustentabilidade. Além de sua carreira política, ele é um renomado jornalista e autor, com diversas obras que abordam temas sociais e ambientais. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a justiça social e a proteção do meio ambiente.
Miriam-Duailibipalestramagna2
MIRIAM DUAILIBI
Presidente do Instituto Ecoar para Cidadania, desde março de 1997 até hoje tendo criado e coordenado mais de 200 projetos na área socioambiental e de sustentabilidade; Conteudista e coordenadora pedagógica da Brasil Sustentável Editora, desde 2012; Co-fundadora e Conselheira do FUNBEA, Fundo Brasileiro de Educação Ambiental; Conselheira da ALAMPYME BR, Associação Latino-Americana de Pequenas e Microempresas de economia solidária; Coordenadora do NAPP, Núcleo de Apoio às Políticas Públicas da Fundação Perseu Abramo; Conselheira do ClimaInfo; Palestrante e Escritora.
Beto-mesquitarelevancia-das-florestas1
BETO MESQUITA
Engenheiro Florestal, doutor em Ciências Ambientais e Florestais, com 30 anos de atuação no terceiro setor, em projetos de restauração, gestão de áreas protegidas, valorização de ativos ambientais e iniciativas de múltiplos atores. É autor de três livros e dezenas de artigos e capítulos sobre esses temas. Atualmente, é diretor de Florestas e Políticas Públicas da BVRio e presidente do CICLOS, instituição da qual é cofundador.
Sônia-Lúcia-Peixotorelevancia-das-florestas2
SÔNIA LÚCIA PEIXOTO
Bióloga, Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social/Programa EICOS/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ex-gerente de gestão das unidades de conservação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (2012 a 2014). Chefe do Parque Nacional da Tijuca, no período de (1996 a 1999, 2001 a 2007), representando o IBAMA/MMA na gestão compartilhada com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de Sustentabilidade Econômica de das Unidades de Conservação brasileiras, através de Portaria Ministério do Meio Ambiente (MMA), no âmbito do Fórum Nacional de Áreas Protegidas da Secretaria de Florestas e Biodiversidade do MMA, (2005 a 2006. Área de atuação: planejamento e gestão de áreas protegidas e processos de elaboração, execução e avaliação de políticas públicas para a conservação da natureza.
Gustavo-Mendanhaviveiro-cerrado1
GUSTAVO MENDANHA
Foi presidente da Câmara de Vereadores de Aparecida de Goiânia e duas prefeito de Aparecida de Goiânia. Foi o prefeito mais bem votado do Brasil, com 98,8% dos votos. Na gestão dele o município ficou conhecido nacionalmente, pelo projeto de Cidade Inteligente.
Francisco-almeidaviveiro-cerrado2
FRANCISCO ALMEIDA
Engenheiro, empresário, presidente da Mútua Nacional, foi 4 vezes presidente do Crea-GO, líder classista da entidade de engenheiros agrônomos e foi secretário de governo em Goiás nas áreas de desenvolvimento urbano e políticas agrícolas.
Marcella-de-Castroviveiro-cerrado3
MARCELLA DE CASTRO
Engenheira Ambiental e Advogada com graduação pela pela PUC Goiás e Universidade Federal de Goiás - UFG. Tem formação acadêmica, no nível de pós-graduação e larga experiência profissional na área de Gestão Ambiental, com ênfase em Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade Urbana.
Tomaz-Lotufo--desenv-urbano
TOMAZ LOTUFO
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000). Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAUUSP (2014). Permacultor (IPEC, 2002). Bioconstrutor. Professor da Pós-graduação “Arquitetura e Sustentabilidade” no Centro Universitário Belas Artes. Educador do curso Design para a Sustentabilidade “Gaia Education”. Participa do coletivo Sem Muros Arquitetura Integrada. Na produção de projeto arquitetônico, tem como foco Arquitetura de baixo impacto ambiental e impacto social positivo.
Ricardo-Cardim--desenv-urbano
RICARDO CARDIM
Paisagista e Botânico, é diretor da Cardim Arquitetura Paisagística, escritório especializado em grandes projetos e com atuação nacional. Mestre em Botânica pela Universidade de São Paulo, recebeu em 2021 o Prêmio Muriqui Pessoa Física, uma das principais premiações ambientais do país, cedido pela RBMA – UNESCO. Criou a “Floresta de Bolso”, técnica para a restauração de florestas nativas no meio urbano e rural. Recebeu em 2010 a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, cedido pela Câmara Municipal de São Paulo. Em 2013 e 2014 foi colunista ao vivo nos telejornais da Rede Globo São Paulo e de 2011 a 2018 da Rádio Estadão. Foi também curador de exposições no Museu da Casa Brasileira (MCB) e Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE) em São Paulo, SP, e participa neste último como membro do Conselho de Meio Ambiente. Publicou em 2018 pela editora Olhares os livros “Remanescentes da Mata Atlântica: as grandes árvores da floresta original e seus vestígios”, finalista do Prêmio Jabuti na Categoria Ciências e em 2022 “Paisagismo Sustentável para o Brasil”, livros estes que integram as bibliotecas de Harvard, MOMA e Stanford, EUA. Também atua como Artista Plástico, e em 2023 expôs tela a óleo na SP-Arte, e no mesmo ano recebeu o prêmio de melhor paisagismo na Casa Cor São Paulo. Desde 2024 é membro da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de São Paulo.
ok-Wagner-Victer-politicas-publicas-energia
WAGNER VICTER
Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente trabalha junto à Presidência da Petrobras onde é profissional de carreira há 37 anos.
Juliana-Alencarsolucoes-sanitarias
JULIANA ALENCAR
Engenheira Ambiental (UL/USP) e Bióloga (IB-USP). Doutora pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Pesquisadora na FCTH USP e no IPEAS. Professora em disciplinas relacionadas ao manejo sustentável de bacias hidrográficas. Possui 20 anos de experiência com projetos de infraestrutura urbana, Revitalização de rios, Soluções Baseadas na Natureza.
Marilia-Melo-solucoes-sanitarias
MARÍLIA MELO
Graduada em Engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Recursos Hídricos pelo Programa de Engenharia Civil (PEC) - COPPE/UFRJ - Programa de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Secretária Estadual de Meio Ambiente. Foi Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Secretária adjunta e subsecretária de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. É professora e coordenadora do Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos da Universidade do Vale do Rio Verde.
ok-Nazareno-Affonso-politicas-publicas-transporte
NAZARENO AFFONSO
1-Atual Diretor Nacional do Instituto MDT- Mov.Nac.pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade 2- Ex Secretário de Estado dos Transportes no Distrito Federal; Ex Secretário de Mobilidade das Prefeituras de Porto Alegre-RGS e Santo Andre-SP; e Ex Presidente do Fórum Nacional de Secretários de Mobilidade Urbana ; 3- Membros da Coordenação do Fórum Nacional da Reforma Urbana; 4- Mestre e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP .
ok-Eduardo-bernhardt-politicas-publicas-transporte
EDUARDO BERNHARDT
Formado em Biologia pela UFRuralRJ, atua na área de educação ambiental há 25 anos, tendo ministrado cursos e palestras em diversas instituições. É consultor ambiental da OSC Ecomarapendi no Projeto Recicloteca há 23 anos, Desde 2005 atua na OSC Transporte Ativo, pela qual realiza estudos, palestras e cursos em busca de promover o uso da bicicleta como meio de transporte mais saudável e sustentável.

PÚBLICO-ALVO

  • Engenheiros,
  • Arquitetos,
  • Agrônomos,
  • Biólogos,
  • Meteorologistas,
  • Designers gráficos e de produtos,
  • Oceanógrafos,
  • Geógrafos,
  • Estudantes universitários e cursos técnicos,
  • Profissionais das áreas de Energias Renováveis,
  • Profissionais das Áreas de Biocombustíveis,
  • Representantes de Instituições Acadêmicas,
  • Sociedades Civis e ONGs de interesse da área,
  • Sociedades de Arquitetura e Urbanismo,
  • Parlamentares,
  • Empresas e Instituições que atuam no segmento,
  • E todo o público de interesse.

PROGRAMAÇÃO

31 DE JULHO

08h às 08h30 – Credenciamento

09h às 10h – ABERTURA

10h às 12h – Palestra magna

A IMPORTÂNCIA DA TRANSIÇÃO DAS CIDADES PARA A SUSTENTABILIDADE E RESILIÊNCIA EM UM CONTEXTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

12h às 13h – Intervalo

13h às 13h55 – Palestra seguida de debate
A RELEVÂNCIA DAS FLORESTAS URBANAS NO ÂMBITO DAS CIDADES SUSTENTÁVEIS

14h às 15h – Palestra seguida de debate
CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS – CASE DE SUCESSO – “VIVEIRO CERRADO”

15h05 às 15h55 – Palestra seguida de debate
POLÍTICAS PÚBLICAS: ENERGIA – IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICOS NA SUSTENTABILIDADE

16h às 16h50 – Palestra seguida de debate
DESENVOLVIMENTO URBANO NO CONTEXTO DAS CIDADES SUSTENTÁVEIS

16h55 às 17h45 – Palestra seguida de debate
SOLUÇÕES SANITÁRIAS PARA CIDADES SUSTENTÁVEIS

17h50 às 18h40 – Palestra seguida de debate
POLÍTICAS PÚBLICAS: TRANSPORTE – IMPACTOS NA SUSTENTABILIDADE

18h40 às 19h30 – ENCERRAMENTO

01 DE AGOSTO

11h às 15h – Visita técnica
CASO PRÁTICO DE EMPREENDIMENTO SUSTENTÁVEL

A IMPORTÂNCIA DO EVENTO EM 2024 COM O TEMA CIDADES SUSTENTÁVEIS

Um seminário sobre cidades sustentáveis desempenha um papel fundamental no avanço do setor e na conscientização sobre a importância da sustentabilidade urbana.

Esse tipo de evento proporciona uma plataforma para o intercâmbio de conhecimentos, ideias e melhores práticas entre especialistas, profissionais,  líderes governamentais, empresários e  a sociedade civil interessada. A importância desse seminário reside em diversos aspectos e serve como um espaço de aprendizado, no qual os participantes têm a oportunidade de se atualizar sobre os avanços mais recentes no campo das cidades sustentáveis.

Além disto, em face das contribuições recebidas e discussões travadas ao longo do seminário, espera-se construir uma visão realista das transformações que serão enfrentadas com a agregação das soluções propostas em busca de um futuro sustentável numa abordagem integrada de todos os campos e disciplinas que compõem o conjunto de aspectos relacionados ao planejamento urbano inteligente, a eficiência energética, o transporte sustentável, a gestão de serviços sanitários e de resíduos e a preservação dos recursos naturais ao primar pelo funcionamento de cidades dinâmicas , tais como organismos vivos com  possibilidades de transformar-se e reinventar-se para oferecer a mesma capacidade de habitabilidade e desenvolvimento da vida plena. À existência destas  condições e capacidades, dá-se o nome de Resiliência, o que na natureza observa-se como o mister de transformar-se a qualquer momento para continuar a existir e ter as mesmas funções.

ENTRE EM CONTATO

Rolar para cima